(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

O AUTOEXAME DAS MAMAS

POR QUE DEVO REALIZAR O AUTOEXAME DAS MAMAS?
Recomenda-se realizar o autoexame das mamas por permitir a percepção de alterações nas mamas que podem estar relacionadas ao câncer de mama. Caso seja encontrada qualquer anormalidade, procure seu ginecologista ou mastologista. Mas lembre-se que o autoexame não substitui em hipótese alguma a consulta regular ao médico ginecologista ou mastologista.

COM QUE FREQUÊNCIA É RECOMENDADO REALIZAR O AUTOEXAME DAS MAMAS?
Recomenda-se realizá-lo mensalmente, na semana seguinte após o término do perído menstrual.

QUAIS AS ALTERAÇÕES QUE POSSO PERCEBER NO AUTOEXAME DAS MAMAS?
Podem ser encontradas:
- Caroços (nódulos) palpáveis ou áreas endurecidas nas mamas ou axilas,
- Abaulamentos ou retrações na pele,
- Retrações(inversão) dos mamilos,
- Alteração na pele (na coloração, úlceras (feridas) que não cicatrizam, espessamento da pele, pele com aspecto de casca de laranja),
- Secreção no mamilo com sangue(ou avermelhada) e transparente(aspecto de água).

COMO REALIZAR O AUTOEXAME DAS MAMAS?
- Em pé em frete ao espelho e observe as mamas:
Primeiro, com os braços para baixo, observe as mamas em busca de alterações na forma, regiões com contornos assimétricos, áreas abauladas ou retraídas. Em seguida, com os braços para cima(as mãos devem estar atrás da cabeça), verifique se há alguma alteração citada. E finalmente com as mãos pressionanado a região da cintura, certifique-se se há alguma anormalidade. 
- Palpação durante o banho:
Ensoaboe bem as mamas e axilas (isso facilitará o deslizamento dos dedos sobre a mama), em seguida com o corpo ereto, coloque a mão direita atrás da cabeça e com mão direita faça movimentos circulares percorra a palpação de toda a mama e axila esquerdas. Repita o mesmo processo para a outra mama.
- Palpação deitada:
Deite-se com um travesseiro embaixo do ombro esquerdo, coloque a mão esquerda atrás da nuca, e em seguida realize a palpação da axila e mama esquerdas com a mão direita através de movimentos circulares que devem percorrer toda a mama e axila esquerda. Repita o mesmo processo para a outra mama.
- Verifique se há secreção no mamilo:
Pressione cuidadosamente os mamilos e constate se há saída de alguma secreção. Se houver, veja suas características (coloração) para que seja informado ao médico.

O QUE FAZER SE HOUVER ALGUMA ALTERAÇÃO? O QUE DEVO FAZER EM RELAÇÃO A PREVENÇÃO/DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA?
Se houver alguma alteração no autoexame das mamas, procure seu ginecolgista ou mastologista. Entretanto, um autoexame normal não substitui, de forma alguma, a consulta regular de rotina ao seu médico(a) ginecolgista/mastologista. Seu médico(a) durante as consultas de rotina poderá solicitar exames para rastreamento do câncer de mama, conforme sua idade, história familiar, dados clínicos e exame físico. Lembre-se que o câncer de mama, se diagnosticado precocemente, tem maior chance de cura, melhor prognóstico e tratamentos menos agressivos. Por isso, cuide-se!!