(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

MAMOGRAFIA DIGITAL

QUAIS AS VANTAGENS DA MAMOGRAFIA DIGITAL EM RELAÇÃO A CONVENCIONAL?
A principal vantagem é a maior nitidez, contraste e definição da imagem, uma vez que o resultado do exame é influenciado pela qualidade da imagem.
Na RADI-IMAGEM dispomos de moderno equipamento de mamografia e estação computadorizada para processamento de imagens.

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA SE REALIZAR O EXAME?
No dia do exame não use desodorante nas axilas e/ou cremes nas mamas. É importante levar seus exames anteriores de mamografia e ultrassonografia dos dois últimos anos, caso já tenha realizado, para estudo comparativo. Se já submeteu-se a biópsias ou punções, leve o resultado.

QUANDO ESTÁ INDICADO REALIZAR A MAMOGRAFIA?
Normalmente, a mamografia é indicada anualmente a partir dos 40 anos. Caso haja história familiar de câncer de mama ou ovário em mãe, irmã ou filha, recomenda-se realizar antes dos 40 anos conforme orientação médica.

QUEM TEM PRÓTESE MAMÁRIA PODE FAZER MAMOGRAFIA?
Sim. Pacientes com próteses mamárias devem fazer as incidências padrão da mama e incidências com manobra especial que empurra a prótese para trás (manobra de Eklund).

O QUE É MAGNIFICAÇÃO E COMPRESSÃO LOCALIZADA DA MAMA?
A magnificação é uma imagem ampliada de uma determinada região da mama para estudo de calcificações. 
A compressão localizada é uma imagem com compressão seletiva de uma determinada região da mama, permitindo melhor espalhamento do tecido fibroglandular, e consequentemente melhor definição de possíveis lesões.

A MAMOGRAFIA DÓI?
Geralmente não, mas pacientes que tem mastalgia ou maior sensibilidade podem sentir algum desconforto. Procure realizar a mamografia fora do período pré-menstral, época em que a mama pode estar mais sensível a dor.