(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

RADIOGRAFIA DIGITAL

COMO É REALIZADO O EXAME?
O paciente é posicionado de acordo com a parte do corpo a ser estudada. Geralmente mais de uma posição é requisitada (por exemplo, de frente, de perfil, oblíqua, etc). Durante o disparo do raio-X, deve-se permanecer imóvel. 

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES ANTES DE REALIZAR O EXAME?
Solicita-se que retire qualquer material metálico que esteja na área a ser examinada, como adereços de roupas (zíper, colchetes de sutien, botões metálicos, apliques metálicos, etc), relógio, jóias e bijouterias, presilhas de cabelo, dentre outros. Os objetos metálicos que estiverem fora da área a ser examinada não precisam ser removidos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EXAME CONVENCIONAL E O EXAME DIGITAL?
No exame convencional, o raio-X sensibiliza diretamente o filme, o qual é processado em químicos em uma câmara escura, adquirindo uma imagem com qualidade inferior a imagem digital e ainda sem a possibilidade de ajuste na nitidez e no contraste.
No exame digital, o raio-X sensibiliza uma película, a qual é processada por uma estação computadorizada, gerando uma imagem. Esta imagem pode ser ajustada em contraste e nitidez por meio de software, e a imagem final com alta qualidade é destinada a uma impressora especial de alta definição.

QUAL O PRINCÍPIO FÍSICO PARA AQUISIÇÃO DE IMAGENS NA RADIOGRAFIA DIGITAL?
O equipamento dispara o raio-X, o qual atravessa a parte do corpo que está sendo estudada e atinge uma película sensível aos raios-X que está posicionada sob o paciente. Os dados desta película são processados numa estação computadorizada, transformando-se em imagem médica. Com o auxílio de software específico, é posssível ajustar o contraste da imagem, gerando imagens mais nítidas. A imagem final segue para uma impressora especial, sendo documentada em filme de alta qualidade.