COMO É REALIZADO O EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA?
O médico desliza o aparelho com gel sobre a parte do corpo humano a ser examinada enquanto analisa as imagens geradas pelo equipamento.
QUAL O PRINCÍPIO FÍSICO PARA A FORMAÇÃO DA IMAGEM ULTRASSONOGRÁFICA?
A Ultrassonografia interage ondas sonoras com os tecidos do corpo humano. O equipamento possui um cristal no interior da parte que entra em contato com a pele do paciente. Este cristal emite ondas sonoras em frequência que geralmente varia entre 1 e 10 MHz sendo inaudíveis ao ouvido humano. Essas ondas de ultrassom vão se propagando através das diversas estruturas/tecidos do corpo em uma velocidade média aproximada de 1540 m/s. Durante este processo, tais ondas também são refletidas pelos tecidos, e posteriormente captadas e processadas por software avançado gerando imagens médicas que são exibidas em um monitor de altíssima resolução.
POR QUE É NECESSÁRIO O USO DO GEL?
Usa-se o gel para que não tenha ar entre o aparelho e o tecido humano, uma vez que o ar reflete toda a onda sonora emitida impedindo sua penetração pela pele e consequentemente impossibilitando a aquisição das imagens.
PARA QUE SERVE O ESTUDO ULTRASSONOGRÁFICO COM DOPPLER?
É utilizado para estudo da vascularização de uma estrutura, bem como das características do fluxo sanguíneo no interior de um vaso (artéria ou veia).