(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

ULTRASSONOGRAFIA

ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER

ULTRASSONOGRAFIA 3D/4D

COMO É REALIZADO O EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA?
O médico desliza o aparelho com gel sobre a parte do corpo humano a ser examinada enquanto analisa as imagens geradas pelo equipamento.

QUAL O PRINCÍPIO FÍSICO PARA A FORMAÇÃO DA IMAGEM ULTRASSONOGRÁFICA?
A Ultrassonografia interage ondas sonoras com os tecidos do corpo humano. O equipamento possui um cristal no interior da parte que entra em contato com a pele do paciente. Este cristal emite ondas sonoras em frequência que geralmente varia entre 1 e 10 MHz sendo inaudíveis ao ouvido humano. Essas ondas de ultrassom vão se propagando através das diversas estruturas/tecidos do corpo em uma velocidade média aproximada de 1540 m/s. Durante este processo, tais ondas também são refletidas pelos tecidos, e posteriormente captadas e processadas por software avançado gerando imagens médicas que são exibidas em um monitor de altíssima resolução.

POR QUE É NECESSÁRIO O USO DO GEL?
Usa-se o gel para que não tenha ar entre o aparelho e o tecido humano, uma vez que o ar reflete toda a onda sonora emitida impedindo sua penetração pela pele e consequentemente impossibilitando a aquisição das imagens. 

PARA QUE SERVE O ESTUDO ULTRASSONOGRÁFICO COM DOPPLER?
É utilizado para estudo da vascularização de uma estrutura, bem como das características do fluxo sanguíneo no interior de um vaso (artéria ou veia).

Imagem de Ultrassonografia Obstétrica 4D mostrando embrião com 9 semanas

Imagem de Ultrassonografia Obstétrica 4D de feto com 31 semanas