(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

CONTRASTE IODADO - Contraste Endovenoso em Tomografia Computadorizada e Urografia Excretora

O QUE É O CONTRASTE IODADO E PARA QUE SERVE?

O contraste iodado é uma substância que contém iodado em sua composição, podendo ser injetado por via endovenosa ( "na veia"), e devido às suas propriedades produz um realce nas estruturas vascularizadas. Quando utilizado por via oral, permite um realce no interior de víceras ocas do trato digestivo (estômago, intestinos delgado e grosso). Isso permite um melhor estudo das partes do corpo.

SEMPRE É NECESSÁRIO O USO DO CONTRASTE NOS EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E UROGRAFIA EXCRETORA?

No caso da Tomografia, nem sempre é necessário. Há exames em que o contraste não é necessário, porém há outros em que ele é imprescindível. Isso vai depender da parte do corpo que está sendo estudada, bem como a suspeita diagnóstica ou o motivo pelo qual está sendo realizado o exame.
Porém na Urografia Excretora, sempre é necessário o uso do contraste endovenoso, uma vez que para a realização do exame é necessário realizar radiografia simples (antes do contraste) e em seguida várias radiografias da região das vias urinárias observando o efeito da excreção do meio de contraste pelos rins realçando as vias urinárias.

O CONTRASTE É SEGURO? PODE HAVER COMPLICAÇÕES COM REAÇÕES ALÉRGICAS?

Sim, o contraste é muito seguro, porém assim como qualquer substância ou medicamento injetável pode haver reações alérgicas. 
Normalmente, a injeção do contraste é um procedimento sem complicações. Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas em graus variados, desde leve (coceira na pele, espirros), incomumente moderada (edema facial, broncoespasmo / dificuldade para respirar), e raramente graves (insuficiência renal ou respiratória, inclusive com risco de vida). Entretanto, as reações alérgicas gravíssimas com morte é extremamente rara, com incidências que variam de 1 para 100.000 a 1 para 400.000. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CONTRASTES IÔNICO E NÃO-IÔNICO?

Ambos contêm iodo em sua composição, porém o contraste não-iônico provoca menos reação alérgica que o contraste iônico. 
Na RADI-IMAGEM utilizamos somente o contraste não-iônico, por ser mais seguro e proporcionar menor risco de reações alérgicas.