(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE

COMO É REALIZADO O EXAME DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE?
O paciente é posicionado na mesa do aparelho que desliza para uma abertura no aparelho. Durante a aquisição das imagens que dura segundos, deve-se permanecer imóvel. Às vezes, pode ser necessário prender a respiração por alguns segundos.
Quando o exame é do abdome pode ser necessário tomar contraste via oral ou água antes de entrar na sala de exame, dependendo de cada caso.

QUAIS CUIDADOS DEVE-SE TER ANTES DE REALIZAR O EXAME?
Deve tirar todos os materiais metálicos da área a ser examinada (por exemplo, que faz Tomografia de punho precisa tirar o relógio e anéis, quem faz Tomografia de pescoço ou coluna cervical precisa tirar colares) para não gerar artefatos que degradam as imagens.

QUAL É O PRINCÍPIO FÍSICO PARA A OBTENÇÃO DE IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE?
Existe um tubo interno que gira na abertura do aparelho disparando raios-X em forma de leque. O raio-X atravessa o tecido humano e é captado por um detector. Todos os dados obtidos são processados em uma estação computadorizada e transformados em imagens médicas. Após obter a imagem inicial, há softwares avançados que permitem reconstruções multiplanares e tridimensionais. Ainda dispomos de outras técnicas avançadas que permitem o estudo tridimensional de vasos sanguíneos e vias urinárias, através de Angiotomografia e Urotomografia.

Imagem com reconstrução tridimensional de Angiotomografia aorto-ilíaca

Imagem com reconstrução tridimensional de tomografia do tórax com contraste

Imagem de Tomografia com reconstrução enfatizando o arcabouço ósseo