(16) 3364-2555 (16) 99304-7665

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE ALTO CAMPO 1.5 TESLA

COMO É REALIZADO O EXAME?
Para realizar o exame o técnico ou biomédico irá posicioná-lo na mesa do equipamento que desliza para o interior do túnel aparelho. Durante a aquisição das imagens deve-se deixar a parte do corpo que está sendo examinada imóvel. O exame é rápido, para a maioria dos exames varia de 10 a 20 minutos na sala de exame. Enquanto realiza o exame, o paciente permanece com um dispositivo sonoro em mãos caso necessite conversar com o técnico/biomédico.

QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR ANTES DE ENTRAR NA SALA DE EXAME?
Como a sala de exame possui um forte campo magnético, todos os objetos que contenham metal devem ser deixados fora da sala, tais como carteira, moedas, relógio, celular, brincos/anéis/colares, aparelho auditivo, dentre outros. Objetos eletrônicos podem ser danificados dentro da sala de exame.
Se você possui marcapasso, clipes metálicos de aneurismas intracranianos, prótese coclear, dentre outros materiais metálicos implantados no corpo, deve-se avisar antes de entrar na sala para verificar se pode ou não realizar o exame.

QUAL É O PRINCÍPIO FÍSICO QUE PERMITE A OBTENÇÃO DE IMAGENS EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
Simplificadamente, a Ressonância Magnética utiliza um forte campo magnético associado a ondas de radiofrequência que atuam nos átomos de hidrogênio do nosso corpo, gerando sinais que são captados pelo aparelho e processados em software específico, transformando em imagens médicas.

Imagem de Ressonância Magnética da coluna lombar em plano sagital

Imagem de Ressonância Magnética do Crânio em plano sagital

Imagem de Ressonância Magnética do Crânio em plano axial

Imagem de Angiorressonância Arterial dos vasos intracranianos